Acupunctura Pediatrica Shonishin
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é feito através da observação do rosto, pulso e língua, bem como a palpação, análise de sinais e sintomas. No seu âmbito mais alargado a Medicina Chinesa utiliza Massagem Tui Ná, Fitoterapia (fórmulas à base de plantas), Qi qong (ginástica energética) e Dietética (prescrição de dieta adequada).
O estilo Shonishin foi pensado como uma técnica indolor e adaptada à sensibilidade das crianças, tendo sido desenvolvidos, uma variedade de instrumentos que permitem pressionar, esfregar ou percutir a pele, possibilitando diferentes tipos de estímulo, sem causar dor.
Shonishin é um método único e poderoso de Acupuntura Pediátrica não invasiva, que foi desenvolvida no Japão nos séculos XVII e XVIII e teve o seu auge no século XIX com Daishi Ryu Shonishin através do Sensei Tanioka.
Shonishin possui diagnósticos específicos e técnicas de tratamento usando percussões suaves e raspagem dos meridianos com ferramentas metálicas para ter um efeito de equilíbrio no paciente pediátrico, na maioria dos casos, sem inserção de agulhas.
Esses métodos são usados para crianças de 0 a 12 anos e também podem ser usados para adultos em certos casos especiais. Shonishin continuou sua evolução na era moderna, com mestres famosos recentes, como Yoneyama Sensei e Mori Sensei, e agora é ensinado em todo o mundo.
Quando pensamos em acupuntura, vem-nos imediatamente ao pensamento, agulhas.
Por norma, as crianças têm aversão às agulhas e tendo isto em consideração foram desenvolvidas formas de tratamento específicas, em grande parte não invasivas e como tal bem toleradas pelas crianças.
Indicações específicas:
Problemas respiratórios como asma, alergias ou congestão nasal
Sistema imunitário enfraquecido
Problemas digestivos: indigestão, cólicas, entre outros
Problemas dermatológicos
Baixa auto-estima e estados depressivos
Eneurese noctura (fazer xixi na cama)
Irritabilidade
Ansiedade
Diarreira/obstipação
Hiperatividade
Otites
Acupuntura para crianças - Shonishin é uma forma especializada e única de acupuntura pediátrica praticada há mais de 250 anos no Japão.
Célia Fernandes
Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) em Lisboa.
Formada em Acupunctura Japonesa estilo Toyohar.
Formada em Jing Fang, Fitoterapia Clássica Chinesa
Fundadora da Casa Sakra, em 2009.
Cresci em Lisboa e durante toda a minha adolescência sonhei ser bailarina profissional. Foi a Dança que me levou a embrenhar-me no mundo das Artes Marciais internas e Externas, começando por inicialmente autodidacta em Medicina Chinesa.
Em 2004 licenciei-me em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Superior de Medicina Chinesa e pela Universidade de Nanjing.
Pratiquei Artes Marciais durante 10 anos e sou formada em Yogaterapia pela Universidade Swami Vivekananda em Bangalore.
Em 2009 iniciei os meus estudos em Acupuntura Japonesa pela Associação Toyohari e desde 2020 que me dedico ao estudo e prescrição de Jing Fang, Fórmulas Fitoterapêuticas Clássicas Chinesas.
A Casa Sakra nasceu de uma visão clara de que o sucesso assenta na integração de saberes e experiências na saúde e na vida.
Mafalda Camões
Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa em Lisboa.
Especializada em Fitoterapia Clássica Chinesa - Jing Fang
Formada em Eletro-acupunctura, Acupunctura japonesa e Moxibustão.
Iniciou os estudos nesta área em 2012, e fez um curso de 5 anos em Lisboa na UMC - parceiro europeu da ChengDu University of Tradicinal Chinese Medicine. Desde então tem vindo a especializar-se em diferentes técnicas de acupunctura incluindo a japonesa e em fitoterapia chinesa personalizada (método Jing Fang).
"Esta é uma medicina que me despertou uma grande paixão e curiosidade. É, de certa forma, uma medicina que se transforma numa forma de estar e de viver, abordando o ser humano como um todo e tendo em conta o seu meio envolvente e a importância da ligação com a Natureza."
Joana Santos
Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa.
Especializada em Acupuntura Japonesa e Moxibustão.
Formação em Reflexologia Integrada.
Durante muitos anos trabalhei a terra, na plantação de árvores e jardins vegetais, é uma conexão que sempre existirá em mim, quanto é importante o contacto com a terra e a natureza.
Esta conexão também despertou a curiosidade pela medicina das plantas e a promoção da saúde por uma via mas natural.
Descobri a Medicina Chinesa através de amigos e livros e fiquei rendida.
Comecei então os estudos de Medicina Tradicional Chinesa que ao longo destes anos foram complementados com diversas formações dentro da área terapêutica.
Sou especializada em acupuntura japonesa no estilo Kiiko Matsumoto que usa técnicas de diagnóstico baseadas na palpação e do efeito direto da agulha nos reflexos do corpo. A acupuntura japonesa é também um estilo mais suave e delicado, onde se trabalha muito à superfície do corpo com resultados profundos.
Fiz especialização também em moxibustão avançada, que é uma técnica muito eficaz para tratar dor e regular o equilíbrio do corpo.
Tenho tratado com sucesso casos de problemas ginecológicos, respiratórios, digestivos e de dor.
Especializei-me também em reflexologia, uma terapia em que o princípio é usar pontos específicos nos pés e mãos que conectam com os órgãos e sistemas do nosso corpo, promovendo o equilíbrio do organismo e o relaxamento.